A maquiagem é um item que está presente diariamente na vida de muitas pessoas. É utilizada para disfarçar pequenas imperfeições, realçar o que gostamos em nós, para aumentar a autoestima, em trabalhos artísticos e para muitas outras finalidades.

Mas uma coisa que raramente procuramos saber é: como a maquiagem surgiu? Quem foram os primeiros povos a utilizar a maquiagem? Como foi a sua evolução e como foi a trajetória da história da maquiagem para chegar aos produtos que conhecemos hoje? Neste artigo vamos mostrar para você a história desse item muito presente em nossas vidas.

Onde surgiu?

Os primeiros registros do uso da maquiagem são datados na época do Egito Antigo, em 3000 a.C. Os egípcios usavam maquiagem em respeito ao deus Rá, ou o deus do Sol. Eles tinham o costume de pintar os olhos e acreditavam que com isso eles evitariam olhar diretamente para o deus deles.

Os produtos utilizados para fazer a maquiagem eram feitos a partir de misturas de metais pesados, pó de Kohl (pigmento preto composto pela mistura de algumas substâncias, como o carvão e cinzas), e produtos vegetais, entre outros.

Foi através dos comerciantes e das caravanas que o conceito de maquiagem chegou até a Grécia. E assim começou o comercio de maquiagens naquela época.

Maquiagem na Idade Média

No período medieval, o padrão de beleza europeu determinava o estereótipo das mulheres. Nessa época, era importante manter a pele muito clara, mas com um ar de saudável.

Eles acreditavam que a pele clara representava a pureza das mulheres e o ar saudável, que conseguiam através do uso de blush, era importante porque passava a impressão de saúde. E naquela época, as doenças incuráveis eram muito comuns e estavam se espalhando pela Europa com uma velocidade muito grande. Então a maquiagem era utilizada para passar a impressão que a pessoa não estava com nenhuma doença.

Popularização da maquiagem

A popularização da maquiagem aconteceu a partir do século XX. Isso aconteceu por causa do aumento do número de indústrias e avanço da indústria química. As atrizes de cinema começaram a usar maquiagem frequentemente e isso fez com que as mulheres também quisessem usar.

Foi nesse período, em Paris, que o conceito de batom que conhecemos hoje foi inventado.

A partir deste momento, o uso de maquiagem só teve uma pequena queda na época das Guerras Mundiais, pois as indústrias estavam focadas na fabricação de armamentos. Mas, depois desse período, o uso da maquiagem cresceu cada vez mais até chegar ao conceito que conhecemos hoje em dia.

maquiar se nos dias de hoje

A maquiagem nos dias de hoje

Atualmente, a quantidade de produtos de maquiagem que temos disponível é infinitamente maior que o número de itens da época em que ela surgiu. A indústria da maquiagem movimenta bilhões de reais todo ano no mundo todo.

A cada dia surgem produtos novos, com fórmulas cada vez mais complexas e específicas para diversos usos. As marcas investem cada vez mais na qualidade dos seus produtos e na divulgação deles.

Apesar de a maquiagem estar presente no nosso dia a dia, é sempre importante destacar que o que realmente importa é a nossa beleza interior e primeiramente devemos aceitar como somos, mesmo sem utilizar todos esses produtos.